EVOLUÇÃO DO EQUIPAMENTO PESSOAL DE UM SOLDADO BRITÂNICO

A partir do armamento bruto e armadura da Batalha de Hastings ao kit high-tech do conflito moderno, um novo levantamento fotográfico explora a evolução do equipamento pessoal do soldado britânico comum ao longo dos últimos 1.000 anos (949 para ser exato).

O fotógrafo Thom Atkinson conseguiu reorganizar 13 desses kits, usados pelos soldados ingleses desde 1066 até os dias de hoje e registrou tudo em sua série  ‘Soldiers Inventories’. Abaixo seguem as imagens:

1066 huscarl, Battle of Hastings


Os guerreiros anglo-saxãos em Hastings não eram tão diferentes dos britânicos ‘Tommy’* nas trincheiras", diz o fotógrafo Thom Atkinson. Na Batalha de Hastings, a escolha do armamento dos soldados era extensa. "Há uma colher em cada imagem. Eu acho que é maravilhoso. A exigência de comida e a experiência de comer não mudaram em 1000 anos. É quase o mesmo com o calor, a água, a proteção e o entretenimento", completa o fotógrafo.

* Soldados Tommy é uma gíria para um recruta comum do exército britânico. O nome da classe já estava bem estabelecido no século 19, mas é particularmente associado com a Primeira Guerra Mundial.

1244 mounted knight, Siege of Jerusalem

Colecionadores, historiadores e soldados ajudaram o fotógrafo Thom Atkinson a montar os componentes para cada foto, como essa de um cavaleiro de 1244. "Foi difícil de rastrear pessoas conhecedoras com o equipamento correto. As fotos são realmente o produto de seu conhecimento e experiência", diz ele.

1415 fighting archer, Battle of Agincourt
Nesse registro é possível conferir o arco do soldado, além de várias flechas, uma lança de madeira, capacete da armadura, roupas, cantil, espada, punhal, chicote e machado.

1485 Yorkist man-at-arms, Battle of Bosworth
O registro mostra a armadura completa do soldado, seus itens pessoais e armas.

1588 trainband caliverman, Tilbury
“As semelhanças entre os kits são tão surpreendentes quanto as diferenças. Blocos se tornaram iPads, enquanto jogos, como xadrez ou cartas, aparecem regularmente em todos os períodos”.

1645 New Model Army musketeer, Battle of Naseby
Além de seu florete, o kit desse mosqueteiro também tem a sua arma, objetos pessoais, suas roupas, calçados, cuia e, é claro, baralho.

1645 New Model Army musketeer, Battle of Naseby
O coloridíssimo uniforme em vermelho e amarelo desse recruta nos remete muito certo palhaço de uma rede de Fast Food. Mas, ali, a coisa era séria. Em seus itens é possível observar as suas armas, bolsas, caderno de anotações, canecos, cuias, baralho, cantil e um saquinho de pedrinhas para distração.

1815 private soldier, Battle of Waterloo
O kit emitido aos soldados que lutavam na batalha de Waterloo incluía uma caneca de estanho e um conjunto de rascunhos. Nesse ainda é possível encontrar um kit de barbear, jogo de damas, kit de costura, escovas para lustrar os sapatos, óculos, relógio e talheres.

1854 private soldier, Rifle Brigade, Battle of Alma
Cada imagem retrata uniformes, bandagens para curativos, baionetas e munição. Por outro lado, mostra o lado mais humano de cada soldado, com cartas, livros de oração e Bíblias.

1916 private soldier, Battle of the Somme
Enquanto a Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra moderna, o kit do soldado da batalha de Somme ilustra que ela também era primitiva. Junto com sua máscara de gás, o recruta tinha uma arma de pontas quase idêntica àquelas da época medieval.

1944 lance corporal, Parachute Brigade, Battle of Arnhem
Cada fotografia mostra o mundo de um soldado condensa em um manifesto de defesas, provisões e distrações. A Batalha de Arnhem foi um grande combate entre as forças do Exército Alemão e das tropas Aliadas nas cidades holandesas de Arnhem, Oosterbeek, Wolfheze, Driel e no interior do país de 17 a 26 de setembro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

1982 Royal Marine Commando, Falklands conflict
A imagem mostra armas modernas, munição, granadas, pá, roupas, chocolate, comida enlatada, câmera fotográfica, cigarros e cadernos de anotações.

2014 close-support sapper, Royal Engineers, Helmand Province
Além das munições, revistas, chocolates, doces, máscara de gás e roupas nesse kit atual.

Se você quiser saber exatamente quais os itens de cada kit, clique aqui.



Anuncie no Milico Ponderão, envie um e-mail para milicoponderao@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comente se for para falar bem , caso contrário, suma daqui...hehe