RAÇÕES OPERACIONAIS - O QUE DIFERENTES EXÉRCITOS SERVEM AOS SOLDADOS QUANDO ESTÃO EM CAMPO

Não importa o país, os soldados em todo o mundo precisam comer e muita coisa mudou na alimentação dos soldados nas últimas décadas. A comida enlatada, usada desde as grandes guerras mundiais, deu espaço a novas tecnologias e maneiras de preparar a refeição do militar. Cada país cria rações para seus soldados com base nas preferências alimentares nacionais e que tipo de tecnologia está disponível para eles. O que há em comum entre essas refeições é que elas são embaladas para serem consumidas em qualquer lugar e de rápido e fácil preparo.

Abaixo veremos algumas rações que são servidas em diferentes exércitos:

REINO UNIDO

O pacote britânico contém marcas conhecidas do café, chá e uma mini garrafa de molho Tabasco. Os pratos principais incluem o favorito britânico, Chicken Tikka Masala (é um prato de pedaços de torradas ( tikka ) de frango com um molho picante. O molho é geralmente cremoso, temperada e de cor laranja), e um macarrão vegetariano. Há também carne de porco e feijão para o almoço, um monte de doces e lanches de trilha. Além de pacotes de Polos ( balas refrescantes com formatos de moedas e tem como característica marcante um buraco no meio)e, claro, muita saquinhos de chá.


ESTÔNIA

O pacote de ração da Estônia inclui Stuffed peppers (prato que consiste de pimentas recheadas com carne picada e arroz), Chicken-meat Pâté (uma pasta feita de frango desfiado), peixes salgados e defumados (Arenque) e salsicha de fígado com batatas. Além disso, torradas e doces de baunilha como sobremesa. Para o almoço tem  Muesli (pequeno-almoço com base em matérias- flocos de aveia e outros ingredientes, incluindo grãos, frescos ou frutas, sementes e nozes, misturado com leite, leite de soja, iogurte e / ou suco de frutas secas), um pouco de frutas e mel.


EUA

A ração americana inclui amêndoas, bolo de sementes de papoula e de frutas vermelhas, Cidra de maçã com especiarias (bebida não-alcoólica quente nos EUA) e manteiga de amendoim e biscoitos compõem este pacote de refeição muito americano. A principal - massas com vegetais tem molho de tomate picante. Para preparar as rações basta adicionar água na embalagem e cozer num "fogareiro" que na verdade não emite fogo mas sim faz aquece a ração por intermédio de uma reação química.


Abaixo segue um vídeo onde um brasileiro explica em detalhes a ração americana:



FRANÇA

A ração francesa é racionalizada porém bastante sofisticada. O pacote oferece aos soldados patê de veado,fejão seco e carne de pato, carne de porco ao estilo crioulo e um pudim de creme de chocolate. Há também um aquecedor descartável, um pouco de café e bebidas em pó, cereais para pequeno-almoço e doces de caramelo ao leite como sobremesa.
ITÁLIA

O pacote de ração italiano contém um pequeno recipiente de bebida 40% alcoólica, um cappuccino em pó, biscoitos, e um fogão de campismo descartável para aquecer a refeição. Inclui também um macarrão e sopa de feijão, enlatados de peru e uma salada de arroz. A sobremesa é salada de frutas em conserva ou uma barra de mousse de chocolate.


CANADÁ

O pacote de ração canadense inclui patas de urso e xarope de bordo. Tem a opção de filé de salmão com molho toscano ou cuscuz vegetariano para a refeição principal. Há também os ingredientes de um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia de framboesa no café da manhã.
ESPANHA

O pacote de almoço espanhol tem latas de feijão verde com presunto, lula em óleo vegetal, e patê. Há também um sachê de sopa de legumes em pó, pêssego em calda para a sobremesa e biscoitos entregues para ir com a refeição no lugar de pão. Há um aquecedor descartável e comprimidos de vitamina C, glicose, purificação de água e para reidratação.
SINGAPURA

Na ração de Singapura contém macarrão de galinha,cogumelo, manjericão, arroz, frango e leite de soja, a sobremesa é feijão-vermelho. Além disso, cada soldado de Cingapura recebe um pacote de "acessório", como parte de um pacote de ração de 24 horas, que inclui bebidas em lata, barras energéticas, bebidas isotônicas em pó, alimentos enlatados, macarrão instantâneo, biscoitos, "doces", chá instantâneo e café, papel de tecido, e blocos de aquecimento para preparar a ração.
DINAMARCA

O pacote dinamarquês tem tecnologia americana (o aquecedor sem chama), mas gostos britânicos. Há chá Earl Grey (nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota. O tipo mais frequente de Earl Grey é à base de chá preto), feijão e bacon no molho de tomate, um biscoito de aveia dourada e pastilhas doces.
 AUSTRÁLIA

O pacote de ração australiano tem mais guloseimas pequenas do que qualquer um dos outros. A maior parte é embalada pelos militares, a partir de uma porção que eles chamam de "Ame isto ou Odeia-o" e Vegemite (pasta escura feita de extrato de levedura de cerveja) para biscoitos, sanduíche e um tubo de leite condensado.Também há uma colher com abridor de latas, queijo cheddar, almôndegas e massas de atum apimentada. Há doces e refrigerantes e dois pacotes da não apetitosa "ração de chocolate"
ALEMANHA

O pacote de ração alemã contém várias saquetas de grapefruit (fruto parecido com a laranja) e suco em pó exótico para adicionar à água, biscoitos italianos, salsicha de fígado, pão de centeio, carne cozida temperada com verduras e batatas e para café da manhã cereja azeda e compota de damasco.
BRASIL

A ração operacional brasileira é uma composição de itens desidratados (refrescos, bebidas quentes), liofilizados (macarrão instantâneo, risotos), termoprocessados (comida esterilizada, cozida, pronta para consumo) e outros complementos industrializados, como doces e biscoitos. As Forças Armadas Brasileira têm optado, na atualidade, por rações operacionais de perfil tecnológico termoprocessado, alimento pronto para o consumo, cozido, esterilizado em embalagens flexíveis, chamadas em inglês de pouchs. Esse tipo de comida é preparada a uma temperatura em torno de 120°C. Quatro camadas da embalagem protegem o alimento de microorganismos, luz, calor e poeira. São quatro os tipos de ração de campanha. A de combate deve suprir as necessidades de um soldado por um período de 24 horas. É composta café, almoço, jantar e ceia. Já a de emergência destina-se para uma campanha de 12 horas, com duas refeições (café e almoço ou jantar e ceia). Já a ração de adestramento, para exercícios de instrução de até 6 horas, contém apenas uma refeição (almoço ou jantar). Também pode ser usada em situações de resgate ou calamidade pública. Todas as rações são acompanhas por um kit com acessórios para aquecimento – mini fogareiro, combustível e fósforo. A fim de garantir a variedade das Rações Operacionais, é previstos 10 (dez) cardápios para as rações R2, R3 e Ração de Adestramento, conforme segue:  Cardápio 1 (C1) – Carne seca com abóbora;  Cardápio 2 (C2) – Frango com legumes;  Cardápio 3 (C3) – Strogonoff de carne bovina;  Cardápio 4 (C4) - Strogonoff de frango;  Cardápio 5 (C5) – Feijoada;  Cardápio 6 (C6) – Picadinho de carne bovina ao molho;  Cardápio 7 (C7) – Almôndegas ao molho;  Cardápio 8 (C8) – Feijão branco com linguiça;  Cardápio 9 (C9) – Carne bovina ao molho goulash; e  Cardápio 10 (C10) – Cassoulet de frango.
*Saiba mais AQUI! ou AQUI!


Abaixo segue um vídeo onde mostra um pouco mais a ração brasileira:
 *Fonte: VIRALNOVA

Anuncie no Milico Ponderão, envie um e-mail para milicoponderao@hotmail.com

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. HUSHUHSUAUSHUASUHSHUAHUSHUSAHHUASHUASHUSAHU "Esse tipo de comida é preparada a uma temperatura em torno de 120°C" Eu tive 3 minutos pra comer, limpar o local e encher o cantil, nem mastiguei a comida muito menos esquentei.

    ResponderExcluir
  2. e a comida que Já e preparada a 120 °c , não e pra vc faze-la a 120 ,,,,paga 10 ai inocente, sabe e de nada rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Bacana é o cheiro da latrina q fica qndo come a ração !!!

    ResponderExcluir
  4. Bom ea de Feijão branco com linguiça

    ResponderExcluir
  5. Quando eu morei em Clevelândia do Norte, tive a oportunidade de experimentar a ração operacional da Legião Estrangeira, era muito parecida com a ração da Franca, mas era composta principalmente de massas, como macarrão. De todas as rações ainda a ração brasileira é a mais bizurada kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a legião estrangeira e um exercito a serviço da frança portanto a ração e a mesma.cai no chão e empurra o japão bizonho

      Excluir
  6. racao muito fraca para as necessidades do combatente. torrada light????? ta de sacanagem!!

    ResponderExcluir
  7. Esqueceram de citar o farofão que o exército ainda usa (vi a última vez por volta de 2010, em Bagé), que inclui farofa, ovo cozido, etc....kkk

    ResponderExcluir
  8. Esse farofão é o catanho. É outra coisa, não é pra missão longa igual a ração operacional. O problema da ração operacional do Brasil é qdo a missão é muito longa, nos 5 primeiros dias tu consegue comer, depois parece que tudo tem o mesmo gosto, e o arroz é muito ruim, parece uma barra de cereal de tão duro que é, e a carne seca com abóbora é absurdamente salgada, se consumir demais começa a se sentir mal pelo excesso de sal e conservantes. Mas pelo menos não morre de fome, kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu guri vc tem q hidratar primeiro por uns dez minutos. Aí Depois vc coloca no fogo. Ela fica boa assim

      Excluir
  9. boa tarde meus queridos!

    ResponderExcluir
  10. Só basta 2 dias pra que vc n consiga mais suportar o cheiro da comida, fora quando n vem estourada ou já violada, qnd n é isso a barra de cereal de aveia, banana e mel ( que na vdd só tem aveia ) qse sempre vem mofada. E o guardanapo pode guardar pra DPS limpar a bunda do revestrez que faz na barriga kkkkkkkk Adsumus!

    ResponderExcluir
  11. Eita povo pele fina, come o que tem ai e não reclama.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    sou civil e gostaria de experimentar as rações do Brasil e outros países.
    Onde posso comprar? alguém aí sabe?
    Abçs
    Sérgio Ferreira

    ResponderExcluir
  13. Partiu roubar a ração do Reino Unido na Guerra...

    ResponderExcluir
  14. A ração antiga que era boa.. Crocante( pq demorava cozinhar) e cair na porrada pelo frapê de frutas... E fazer de tudo com o fogareiro... Menos tacar fogo, pq ele era maneiro...

    ResponderExcluir
  15. Raçao é para os fracos... catanho na mente

    ResponderExcluir
  16. Servi na brigada-paraquedista no RJ há muito tempo atrás. Naquela época as rações eram enlatadas e muito boas, melhor que a comida do rancho :-)

    ResponderExcluir
  17. Ração operacional é melhor que a comida do rancho
    pelo menos no batalhao que eu servi

    ResponderExcluir
  18. Mas nada substitui o velho miojo com farofa pronta. Adsumus

    ResponderExcluir
  19. Mano, onde compra essas paradas?
    Fiquei muito interessado em provar.

    ResponderExcluir
  20. Pra que ração se tá no mato? Animal....

    ResponderExcluir
  21. I believe this is among the so much significant info for me. And i'm satisfied reading your article. However wanna statement on some normal issues, The web site taste is great, the articles is in reality excellent : D. Just right activity, cheers facebook sign in

    ResponderExcluir

Só comente se for para falar bem , caso contrário, suma daqui...hehe