E NO DIA DA BAIXA DE UM MILITAR TEMPORÁRIO DO EXÉRCITO

Temporário, tente entender uma coisa: Vc já era...a força não precisa mais de vc...ACABOU!!"Mas Milico Ponderão, eu fui um bom militar, fiz tudo no padrão, não tenho alteração, me acabei tirando serviço, sou respeitado pelos mais modernos e mi-mi-mi..." mais uma vêz: ACABOU!!
Sim praça, vc deu o sangue pelo EB e esqueceu de dar o sangue por vc mesmo? Só lamento, agora vc não tem mais divisa, não é o "antigão da parada", não tem todos os bizus da caserna...agora vc é mais UM no mercado de trabalho. Enquanto vc estava com 18 aninhos de idade marchando, fazendo cri-cri, sendo submisso a tudo e a todos, teve jovem de 18 aninhos também que entrou na faculdade e hoje (após 7 ou 8 anos) já está numa pós-graduação e com a vida profissional engajada e a todo vapor. Agora pergunto: e vc?..bom vc...é...irá começar do zero agora...bem vindo à realidade jovem praça, vc é mais um no concorrido mercado de trabalho. Mas aaaahhh Milico Ponderão, eu me formei. Se formou agora?? Com 26 ou 27 anos de idade...com quase 30 anos na cara?? Vc tá mesmo achando que a vida já tá ganha aqui fora?? Espero que, NO MÍNIMO, vc fez um estagio na sua área de formação pq se não pracinha...meio que "diga um adeus pra sua formação" e vá correr atrás do prejuízo.



Essa vai ser a sua premiação por ter dedicado anos da sua vida ao EB: "Entre com a bunda que o EB entra com o pé"...#VazaPraça

E já fica aqui o bizu pra vc que está lendo esse post e é temporário, depois nem adianta chorar e dizer que ninguém te avisou...

"SÓ O PAPIRO LIBERTA"
(frase dita por muitas e muitas vezes pelo grande TEN R2 Horta)


Anuncie no Milico Ponderão, envie um e-mail para milicoponderao@hotmail.com

Comente com o Facebook:

56 comentários:

  1. Milico Ponderão poderia fazer um artigo sobre a necessidade de estar cursando o nivel superior para no ano de Sv obrigatorio entrar em algum NPO ou CPOR , e no final do curso menos de 10% do efetivo ter continuado a faculdade , no EIPOT OU EIC o Aspira ir para um quartel a 500 km da sua cidade e com variedades de curso pequenas ou ate mesmo não havendo seu curso na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *NPOR.
      Se quiser contato para minha ideia do artigo e explicações melhores manda um e-mail para fnmota@gmail.com .

      Excluir
    2. Isso mostra a inépcia do EB. NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO. O Aluno toma vaga de vários potenciais 'líderes' e depois larga a faculdade que era a condição da matrícula no N/CPOR. Pátria jamais educadora, o Brasil tem essa cultura de "estudar". Por isso somos colônia. Os EUA tem o ROTC, que traz o Exército para as muitas universidades do país... Outro naipe!

      Excluir
    3. Não é bem por ai, eu servi em um NPOR e sei bom como funciona, a verdade é que esse negócio de "foco na faculdade" é uma grande mentira. O pessoal pode falar o que quiser, mas a formação do oficial temporário é complicada, eu, junto com a maioria dos meus colegas largamos sim a faculdade, e com desgosto, pois depois de 3 meses de NPOR percebemos que era furada, e queriamos mesmo é garantir nosso futuro na vida civil, porém os tenentes que gostavam de chamar a si mesmos de lideres, jogaram tanto pra bunda que ficou impossivel continuar o curso.

      Nosso expediente acabava ao meio dia, mas as missões, as faxinas e a jogação pra bunda ia até após o expediente do soldado, o pernoite era obrigatório, os finais de semana, quando existiam eram repletos de missões INUTEIS, criadas apenas para foder com o aluno.

      Nesse ano dois baixaram por problemas psicologicos, e um preso e dispensado por deserção.

      Ou seja, descobrimos que mentiram pra nós sobre o NPOR e ainda fuderam com agente fazendo agente parar com a faculdade.

      A, e tem mais, os 80% que largaram a faculdade, entraram na mesma escala de serviço que o SD EV, ou seja, BARRO.

      Excluir
    4. estou sendo obrigado a larga minha faculdade me dediquei tanto para conseguir ... Brasil aonde os vagabundos são liberados e quem é do bem só se fode... respeitava o EB mas agr estou a duvidar. '' Larga a faculdade vc é obrigado a isso '' belas palavras sargente... que repita para seu filho.

      Excluir
  2. CARO MILICO PODERÃO, SERVI EM NO ANO DE 96, COM O QUE EU APRENDI NO EXERCITO SOU MUITO FELIZ, AS PESSOAS ENTRAM PARA A VIDA MILITAR COM UMA VISÃO ERRADA, QUER ESTUDAR? PODE SIM! CLARO SERÁ MAIS DIFICIL EM VIRTUDE DA VIDA CORRIDA DE UM MILITAR, MAIS QUEM DISSE QUE É IMPOSSIVÉL, O EXERCITO QUER PESSOAS DE VONTADE, DE VISÃO E QUE POSSAM SUPERAR DISAFIOS.

    EU OUVIR DE UM TENENTE A SEGUINTE FRASE "JÁ ERA O TEMPO QUE O EXERCITO QUERIA MILITAR BOM DE BOCA, AGORA ELE QUER PESSOAS INTELIGENTES" E ISSO FOI DITO EM 1996, DE LÁ PARA CÁ A MENTE DOS JOVENS NÃO MUDARAM E COM FÉ EM DEUS MEUS FILHOS IRÃO SERVI PORQUE PARA MIM UM JOVEM QUE SEGUE AS FILEIRAS DO EXERCITO TEM DIFERENCIAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANÔNIMO - PARABÉNS PARA VC, EU SERVÍ EM 66/67 PARA MIM FOI UM PERÍODO DE GRANDE APRENDIZADO SE EU TIVESSE FILHOS HOMEM GOSTARIA QUE ELES TAMBÉM FIZESSEM O SERVIÇO MILITAR. EX SOLDADO 1410 MIRANDA 3ª CIA DE FUZILEIROS DO BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL COM MUITA HONRA!!!.

      Excluir
    2. Meu caro Anônimo, agradeço por interagir com o blog. Não citei de forma alguma que servir as FFAA é desonroso ou uma perca total de tempo mas expus aqui uma realidade, realidade essa que ocorre todos os anos com centenas de jovens que dão baixa e saem desorientados no mercado de trabalho. Deixo claro aqui também que, de maneira alguma generalizo, e sim, há exceções Um grande abraço e seu raciocino está correto; um jovem que serve as FFAA é sim bem visto pela sociedade e tem um diferencial!!

      Excluir
    3. Nego fica ai babando o ovo do EB, meus amigos temporário no EB é igual biscoito, sai um entra 18.
      O tporario nada mais é que mao de obra batata e submissa.
      Se temporário mao se cosar pra estudar, vai é entrar com a "bunda" mesmo.

      Excluir
    4. Nego fica ai babando o ovo do EB, meus amigos temporário no EB é igual biscoito, sai um entra 18.
      O tporario nada mais é que mao de obra batata e submissa.
      Se temporário mao se cosar pra estudar, vai é entrar com a "bunda" mesmo.

      Excluir
    5. Olá combate, sou aluno de direito e fui integrante do eb ,amigo com todo respeito o que vc aprendeu la?FAXINA,HUMILHAÇÃO... eu quase nao consigo o basico na minha vida acadêmica, que era assistir aula ninguém se importa se vc vai sair de la formado ou nao tanto faz. Como JA DIZ O inicio da pagina devia ter feito outra coisa na sua vida. Jovens estao disperdiçando 8 anos de sua vida. e quando chega a baixa vem aquela pergunta "O QUE EU FIZ ESSE TEMPO TODO?" É meu amigo vc se doou ao maximo por uma instituiçao que nao valoriza seu futuro.

      Excluir
  3. Na minha companhia em btl no rj, na vila militar mais precisamente, 90% q foi na baixa com o grau de instrução q eu vi, continuariam fora da facul, cursos e etc. Pq se estivesse interessado e fosse essa pessoa dedica como o texto e belo texto diga-se de passagem relata dos paisanos, esse conscrito não se tornaria militar...hj so entra voluntário e nunca vi nenhum desses garotos falando em facul... Os q falam São liberados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA, tranquilo passei 3 anos estudando sempre me dediquei no meu ensino medio e esse ano consegui a oportunidade de fazer biomed que é meu sonho, então fui convocado pelo EB e simplesmente dispensaram os vagabundos maconheiros e deixaram o pessoal q está cursando a faculdade, eu perguntei e como fica a faculdade ? o sargente falou que se foda ou tranca ou larga é sua obrigação ! espero q ele repita essas palavras para o seu filho, oq sinto? desgosto sempre respeita EB agr sinto nojo e me sinto um bosta que lutou pra nada.

      Excluir
  4. Gostaria de uma dica do Blog, acabo de incorporar ao EB. E sonho em seguir carreira, queria saber algum caminho mais fácil, algum bizu da galera ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira dica QUEM NAO É VISTO NAO HÉ LEMBRADO, E JAMAIS PIRUARAS....

      Excluir
    2. Se quiser seguir carreira militar, faça ESA ou ESPCEX (nível médio para ambos). Existe outras formas de entrar no EB sendo de carreira mas não pretendo mencioná-las aqui. Se quiser seguir carreira afora, dê baixa e faça uma faculdade, se possível. Se não, faça facul servindo e direcione seus estudos para o mercado de trabalho em que deseja se inserir. Espero ter ajudado. Forte abraço.

      Excluir
  5. FUI SARGENTO TEMPORÁRIO DE 1985 A 1990, NO 71 BI MTZ/GARANHUNS-.PE. NA CASERNA FUI MUITO FELIZ. FUI LICENCIADO E VI QUE NA VIDA CIVIL A REALIDADE É OUTRA, MAS LUTEI BRAVAMENTE, FIZ FACULDADE DE DIREITO E FUI APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO, HOJE SOU OFICIAL DE JUSTIÇA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. O QUE ME FAZ TRISTE É QUE TODA DEDICAÇÃO AO EB NÃO É RECONHECIDA, POIS NAS DATAS FESTIVAS OS QUARTÉIS NÃO FAZEM NENHUM MENÇÃO AOS TEMPORÁRIOS. COISAS DA VIDA. JOZINALDO EX-SGT INF TEMP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo és do meu tempo,no 71°Bi mtz,concordo contigo.SD SOUZA,CIA de Apoio,engajei na 1ª CIA,onde fiquei até esta data.Só quem estabiliza neste batalhão são quem menos fazem jus,como Racheiro, cassineiro, corneteiro,atletas,compadre de algum Oficial ou trabalha como jardineiro na casa do Cmdt de Batalhão como o CB TATU,lembras?.Pois quem é infante de verdade só leva ferro.Hoje moro em SP.Sinto muita saudades do meu tempo de caserna.

      Excluir
  6. SERVI 90/91 HOSPITAL DO EXÉRCITO 6ªRM - BA, FIQUEI 1 ANO E 22 DIAS E VAZEI; DESEJAVA ESTUDAR, SEGUIR NA VIDA. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE PONDERÃO FUI E NÃO ME ARREPENDO, PORÉM O FOCO NO FUTURO FOI FORA DAS FILEIRAS HONROSAS DAS FORÇAS ARMADAS. HOJE SOU CONCURSADO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (1º LUGAR) COMO TÉC. EM PATOLOGIA CLÍNICA. SOU GRATO PELO QUE APRENDI NA CASERNA; MAS MEU FUTURO ESTAVA FORA DE LÁ. TAMBÉM SOU LICENCIADO EM HISTÓRIA E PÓS-GRADUADO (LATU- SENSO) ATUANDO COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
    INCENTIVEI MEU FILHO MAIS VELHO E ELE DEU BAIXA AGORA NO INÍCIO DO ANO E TEVE O APRENDIZADO DELE. HOJE ESTUDAMOS PARA CONCURSO FEDERAL E A VIDA CONTINUA.
    SEM ESQUECER: MEU FILHO FOI MAIS PONDERÃO O QUE EU VELHO; PODE?

    ResponderExcluir
  7. Está aí um site dedicado a nos ajudar a vencer esse problema:

    http://www.reservaativa.com.br/pt-br/

    O Reserva Ativa é um site dedicado a gerar oportunidades para quem saiu das forças armadas.

    ResponderExcluir
  8. O Horta não é R2 Kaique, e não se revolte, garanto que aproveitou muito bem as oportunidades no EB! Forte Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olha por enquanto estou gostando.
    E pra mim por emcrivel q pareça esta sendo uma nova experiência. Por mais q o EB nao ti valorize do geito q deveria, esta sendo bom.
    Pois sou motora. E apredi várias coisas q nao sabia.
    Mais ai os fracos q se arrebente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com esse português tambem... Tem razão de estar no EB!!

      Excluir
  10. Dá para estudar a noite caso entre como STT?
    Sou estudante de 5º periodo de direito e formado em Sistema de Informação, sera que da para continuar estudando a noite? Estou para ser lotado na 7RM-PE

    ResponderExcluir
  11. MOTORA. MAS JÁ! ENTAO HÉ BABA OVO DE OFICIAL ISSO SIM

    ResponderExcluir
  12. Vale apena larga meu trabalho em uma empresa privada pra ser sargento temporario fa aeronáutica ???? Sou motorista de caminhão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ganhas menos de R$ 4000,00 no atual emprego, vale. Mas o bizu é usar o soldo de sargento pra levantar uma grana pra fazer fazer uma facul.

      Excluir
  13. Pessoal ele quis defender o plano de carreira, vc entra na vida militar ok, mais quando sai vc sai desorientado, sem perspectiva do que fazer. infelismente eu fui um desses, pq o mercado de trabalho e diferente da vida na caserna, a maioria dos meus companheiros sairam e viraram vigilantes outros trabalhao em mercados, graças a Deus tive a oportunidade de ingressar na faculdade e me formar em adminsitração e entrar em uma multinacional, de bebida.
    Brasil acima de Tudo!

    ResponderExcluir
  14. Servi o EB em 1984. No inicio de 1985 entrei pra PMMG, tirei 29 anos e com 47 de idade, segundo sargento reformei como primeiro sargento. Na vida civil onde eu iria aposentar com essa idade e salário de 10.000,00?

    ResponderExcluir
  15. Servi o EB em 1984. No inicio de 1985 entrei pra PMMG, tirei 29 anos e com 47 de idade, segundo sargento reformei como primeiro sargento. Na vida civil onde eu iria aposentar com essa idade e salário de 10.000,00?

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente. So acho que para se terminar faculdade até um sub tenente pode. Esse lance de idade é besteirol.
    Eu li em algum site aí sobre um sub tenente quase se aposentando sair do EB porque passou em um concurso melhor. E melhorou de vida. Quanto mais antiga a graduação do praça, mais raro é ele sair da força. Eu sou um terceiro sargento de carreira, velho vou fazer 30. Devo me formar em Adm daqui uns 2 anos e meio. Ja sei que com certeza não sairei do EB como terceiro, mas como segundo sargento quase impossivel eu não conseguir sair, so se eu cagar legal mesmo pros estudos. Tanta oportunidade de concurso aí, é so escolher mirar e fogo a vontade. Estudo a vontade. Fé na missão. Só não pode ficar parado. Adianta nada terminar a faculdade e deixar o diploma la pegando poeira, conheço vários primeiros sargentos que estão assim e ja se acomodaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que quando vc é primeiro, as promoções são mais rapidas, ai vc fica no dilema, mas claro que para cargos importantes de delegado, analista judiciario, vale a pena, mas o leque de concurso que te pagam 6 mil liquidos, que é o que ganho no EB fica dificil, ainda mais quando vc fica 5 anos e meio na graduação e possui ainda 36 anos, como meu caso

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. almeida87327@gmail.com serviço o exercito brasileiro obrigatório, 5anos dei baixa março 2016,tenho direito em ser ressarcido e/ou cobrar diferenças de salários pagoa seguir, na íntegra

    ResponderExcluir
  19. Ola. Eu Gostaria de saber se alem da pecuniária que recebemos apos nosso tempo de serviço, se nos temos algum outro direito de receber o Fam ou aquela pensão militar que e descontada no nosso contrache..

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, trabalho em uma multinacional como gerente de vendas á 5 anos e passei para oficial temporário da aeronáutico, vale apena trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale..mas não aproveita o tempo pra estudar..

      Excluir
  21. Pedi 150 será que recebo alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  22. servi de 1991 a 1995 tenho direito em ser ressarcido por algo?

    ResponderExcluir
  23. Fala milico ainda sou SD Ev(do cao) estou estudando para um concurso em outro estado e a prova sera domingo so q n sei se vao liberar aquela dispensa (marota) pra eu ir fazer pois so chegarei na segunda-feira apartir da tarde d volta a minha cidade,vc sabe dizer se nós temos esse direito d pegar dispensa pra fazer uma prova ou concurso e se esta no RISG esse "direito"!? e como q faço pra pegar essa dispensa?....

    ResponderExcluir
  24. Não entendo tanto choro. Acredito que o problema seja a compreensão da Língua Portuguesa. O nome já diz tudo:TEMPORÁRIO. Um dia o tempo acaba, a vida segue. Fiz NPOR em 1980 por livre e espontânea vontade. Como percebi que conciliar a Universidade e a rotina da caserna seria difícil, preferi trancar a faculdade. Vivi uma experiência muito rica e gratificante. Quando acabou, retornei ao curso superior, me formei e, mais adiante, fui aprovado em concurso público. Minha vida profissional foi toda civil, mas a autoconfiança e os princípios de disciplina, responsabilidade e liderança que a experiência militar me proporcionou me ajudaram muito. São aprendizados eternos. Obrigado Exército Brasileiro.

    ResponderExcluir
  25. O fogo é quando vc ta estudando que nem um condenado e vem a força e corta a prova de cabo para sargento, simplesmente cagam pra tudo que você fez pela força e te dão um ponta pé, e nem adianta dizer que foi culpa nossa, pois vetaram os cabos da força aérea de fazer a prova de sargento e simplesmente estão dando oportunidade para os civis.

    ResponderExcluir
  26. Servi no CPOR Recife na turma de 85. Não me arrependo, formei em Engenharia Civil e toquei minha vida. Até hoje nos reunimos. Agora iremos comemorar os 32 anos de formatura com muito orgulho e companheirismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal!!
      Estou indo na baixa em março,E gostaria de saber se tenho direitode de sair das atividades e escala de serviço do batalhão.
      Se alguém souber onde pesquisar o documento que ampara serei muito grato.

      Excluir
  27. Oi, me chamo Allan... E eu sei que você adora e admira muito a profissão militar, por isso elaborei esse vídeo justamente para sanar toda e qualquer dúvida relacionada ao mundo militar. Porém já aviso de anti-mão que vai ser um conteúdo um tanto quanto diferente para você assistir haha! <3
    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xZqKcgs2iy0

    ResponderExcluir
  28. triste realidade, porém há quem ñ faça faculdade enquanto servi, mas sai do buraco da miseria formando uma familia e adquirindo o basico casa e transporte e um negócio
    assim vale a galinha, perdido fica quem ñ tem objetivos o tempo certo pra se estabilizar na vida real

    ResponderExcluir
  29. Sou de 2013 fiz CFC em 2014, tenho 24 anos e consegui me formar em Biomedicina em 2018, hoje faço curso de inglês e Pós Graduação em Ciências Foreses, a vida militar para quem é temporário realmente não é fácil. Hoje trabalho no QG do Exército, indo já para o meu sétimo ano de EB, não consegui tudo que queria mas tenho certeza que estou mais próximo do que quando comecei, então a dica é: Você tem que definir seu objetivo para conseguir sair mais ou menos encaminhado, sabemos que puxar hora, missões, passar o dia inteiro no quartel é difícil, mas vale a pena dar o gás final para que você tenha uma vida diferente da que muitos oficiais achariam que você poderia ter (o que acontece muito).Gente pra te colocar pra baixo aqui dentro tem muito, mostre que pelo simples fato de você ser um CB/SD (praça) você não está isento de conseguir um grande futuro! LUTE!

    ResponderExcluir
  30. Discordo totalmente do que foi dito, o recruta incorpora já sabendo que ele temporário, eu por exemplo só servi apenas um ano, e sou grato o resto da minha vida pelo ensinamentos que ficou, o exército me deu um norte na vida, hoje sou sargento da policia militar.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Fui praça temporário do EB de 1987 a 1991 e tinha consciência que meu tempo iria terminar, principalmente quando teve troca de comando em minha Unidade. O novo comandante queria renovar o quadro de temporários, ou seja, tinham cabos e sgts Tmpr com 4 a 7 anos de serviço que faltavam de 6 meses a 1 ano para requererem mais um reengajamento. Contudo, foram informados que seria indeferido. Foi como aviso prévio para que procurassem emprego.

    Aquela situação doeu como se fosse em mim, pois vi bons profissionais pegos de surpresa, correndo contra o tempo. Mais ou menos 5 ou 6 sargentos temporários e 2 cabos. Profissionais dedicados ao serviço. Todos saíram, alguns antes do prazo por se empregarem rápido. Somente 2 participaram da formatura de licenciamento, mas saíram empregados também.

    Aquilo foi alerta vermelho para mim que estava no meu reengajamento de 2 anos. Então, quando estava para completar meus 4 anos, recebi informação que também seria licenciado por término de tempo de serviço juntamente com mais 4 colegas de turma. Fiquei triste, mas mesmo assim encaminhei requerimento solicitando mais um reengajamento como cabo, rapidamente indeferido.
    Dura realidade, mas previsível.

    Do Exército não tenho o que reclamar pois foi uma escola de vida para mim. De garoto de praia passei ter responsabilidade na vida.

    Bem, dei "baixa" e no período de um ano distribui currículos sem qualquer resposta, bem como fiz dois concursos públicos a nível de primeiro grau, à época. Aprovado nos dois, mas apenas no segundo fui classificado dentro do número de vagas para convocação após exames médicos e teste a aptidão física. Tudo ocorreu bem nestas etapas. Assim, um anos depois de deixar o EB estava empossado em cargo público estadual de regime estatutário, o qual depois passou a ser de provimento de nível médio e recentemente passou a nível superior para ingresso.

    Neste período atualizei meus estudos com graduação de nível superior. Após 31 anos de serviço público (4 anos de Exército + 27 anos de Estado) me "aposentei" com muita felicidade no coração e vejo que tudo que passei nesta vida foi grande aprendizado.

    Sou grato ao Exército por ter me acolhido por 4 anos e, principalmente, sou grato ao Universo por iluminar meus esforços e me trazer até o momento presente.

    Muita paz e muita luz para todos.

    Erossant@gmail.com
    Facebook: https://www.facebook.com/HEsilvabb/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou para ser chamado para Sargento temporário. Estou trabalhando atualmente e não sei se vou. Fui soldado em 2007. Acredito que eles manda embora sem motivo algum, os 8 anos não são obrigatórios e você pode sair a qualquer momento. Só vale a pena para quem está desempregado.

      Excluir
  33. Correto essa afirmação 95% de todos que passaram pelo EB no temporário é assim com toda certeza apoio a proibição do serviço obrigatorio se é sargento sangra na hora. Fdp

    ResponderExcluir

Só comente se for para falar bem , caso contrário, suma daqui...hehe