Milico Ponderão

Image Map

PORQUE SOLDADOS QUE MORAM NOS QUARTEIS SÃO CHAMADOS DE LARANJEIRA?

Só para situar os leitores civis, “laranjeira” é o militar que por algum motivo mora no quartel, ou seja, quando todos voltam pra casa diariamente após o toque de ordem, o laranjeira fica no quartel. É no quartel que ele come, bebe, dorme, toma banho (nem todos) assiste TV e etc...ele realmente mora no quartel. Na maioria das vezes o cara é laranjeira por ser de outra cidade e com isso ele só vai para casa da mamãe só nos finais de semana (isso se ele não pegar um serviço no final de semana).

Pois bem, agora vamos à explicação: os militares que moram nos quarteis são chamados de “laranjeiras” pois, como já dito acima, a maioria moram no interior e vão para as capitais ou cidades grandes para servir e reza a lenda que esses soldados iam pra casa (sítio) no final de semana e quando voltavam traziam sacos de laranjas para o seu mantimento durante a semana (mais pra ter um bizu no armário) ou até mesmo traziam laranjas para agradar alguns superiores. Por esse motivo, militares que moram no quartel são chamados até o dia de hoje de laranjeiras.

E você, já tinha escutado essa história? Conhece outra versão? Conta pra nós nos comentários.

www.AutoPecas-Online.Pt

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. #SER LARANJEIRA E ser SAFO economiza uma grana ganha B.A NA PARADA DIARIA...

    ResponderExcluir
  2. #SER LARANJEIRA E ser SAFO economiza uma grana ganha B.A NA PARADA DIARIA...

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o 1º soldado a morar num quartel se chamava Laranjeira.

    ResponderExcluir
  4. Visitar a mãe em final de semana isso pra quem não serviu no 6ºRCB, lá so em dispensa, no meu ano tinhas uns que iam pra casa a cada 4 meses.

    ResponderExcluir
  5. O que estudei a respeito diz que antigamente, no colégio militar, eram admitidos filhos de pessoas da alta sociedade, alguns poucos menos abastados que eram aceitos não tinham condições de viajar de volta para casa nos dias em que estavam liberados e nem mesmo condições de se manter quando o rancho não fornecia a alimentação nesses dias, então eles (que acabavam, por falta de condições financeiras, morando no quartel) lançavam mão de pegar as laranjas das laranjeiras que existiam nos fundos do quartel para não passarem fome.

    ResponderExcluir

Só comente se for para falar bem , caso contrário, suma daqui...hehe